Tacacá Tradicional feito pela Participante Isabella

Tacacá Doce e Maravilhoso da Participante Isabella -  Receitas e Cozinha
Anúncio

Por acaso você já escutou falar em tucupi? Este é um caldo, retirado a partir de um processo realizado com a mandioca brava, é muito típica na culinária da região norte. Além de ser um ingrediente único e com sabor marcante, é responsável por dar o gosto dos pratos como Pato no Tucupi e o Tacacá Tradicional, este que iremos aprender aqui hoje.

Além disso, para fazer cerca de 5 porções deste caldo que é servido tradicionalmente em cuias, você vai gastar aproximadamente 50 minutos na cozinha. Então sem perder tempo basta seguir as instruções aqui do Receitas e Cozinha e aprender a fazer esse receita típica e incrível ai na sua casa.

Ingredientes do Tacacá Tradicional

  • 2 litros de tucupi
  • 4 dentes de alho
  • 500 gramas de camarão salgado (seco)
  • 4 folhas de chicória
  • ½ xícara de goma de mandioca
  • 1 colher de chá de sal
  • 4 unidades de pimenta de cheiro
  • 2 maços de jambu
  • pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo do Tacacá Tradicional

Primeiramente, leve uma panela ao fogo médio com o tucupi e adicione os temperos: a chicória, os alhos esmagados e o sal, assim que levantar fervura, tampe e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos.

Anúncio

Posteriormente, lave bem os camarões para retirar o excesso de sal e em uma outra panela adicione 4 xícaras de água junto aos camarões, leve ao fogo para ferver durante 5 minutos, depois retire e descasque.

Logo após, adicione a goma de mandioca à panela com a água dos camarões e cozinhe em fogo médio até virar uma espécie de mingau. Dica: a goma pode ser substituída por polvilho azedo.

Enquanto isso, lave bem o jambu e coloque em água fervente em uma panela à parte, por cerca de 15 minutos até os talos ficarem macios.

Por fim, para servir o tacacá: coloque em uma cuia o caldo de tucupi, depois a goma, um pouco de jambu e finalize com alguns camarões. Acerte o sal e a pimenta a gosto. Bom apetite!

Gostou? Confira Mais Receitas

Então, agora que você aprendeu como fazer esta maravilhosa receita de Tacacá Tradicionaldeixe um comentário aqui abaixo e confira muitas outras receitas saborosas que são super fáceis de fazer.

Aproveite para compartilhar esses bons momentos do melhor da culinária com sua família e amigos.

Anúncio
4.6/5 - (21 votes)

4 comentários em “Tacacá Tradicional feito pela Participante Isabella”

Deixe um comentário